terça-feira, 27 de março de 2012

DOM TARCISIO -BISPO REFERENCIAL DA PASTORAL FAMILIAR PARA O LESTE 2

"As famílias podem entrar em crise, mas o projeto do criador para as famílias jamais entrará em crise!

Moema,25 de março 2012



Avaliação dos trabalhos realizados em 2011 nas diversas dioceses do Leste 2
Revisão e releitura critica do material visual  Fase I construido pelo Nucleo
Leitura orante dos fundamentos bíblicos citados nos módulos da Fase I
Estudos dos módulos I ,II e III   Fase III
Estudo do CIP VISÃO GLOBAL -orientações e sugestões para o trabalho que será realizado nos dias 14 e 15 de abril na Diocese de Caratinga .
Com a turma nesta foto - Monsenhor Eustáquio- a quem deixamos mais uma vez nosso agradecimento pela contribuição nos trabalhos.

ENCONTRO DO NUCLEO DE FORMAÇÃO E ESPIRITUALIDADE LESTE 2



A Diocese de Luz acolheu nos dias 23,24 e 25 de março o Nucleo de Formação e Espiritualidade do leste 2 .
Agentes da PF de Uberlandia, Vitoria, Moema, Governador Valadares e João Monlevade que integram o Nucleo, se reuniram para mais um momento de avaliação da caminhada, oração e estudo.
Presentes conosco contribuindo para o enriquecimento do encontro:
Dom Felix - Bispo da Diocese de Luz
Dom Tarcisio - Bispo da Diocese de Divinópolis ereferencial da Pastoral familiar para o regional leste 2
Monsenhor Eustáquio - Pároco de Moema
Pe Marcelo- Dirigente espiritual da Pastoral Familiar Diocese de Luz
Jorge Luiz Mendes - Agente da pastoral Familiar de Divinópolis

quarta-feira, 21 de março de 2012

A FAMÍLIA:O TRABALHO E A FESTA

Família,trabalho e festa .São as três palavras do tema para o VII Encontro Mundial das Famílias. Elas formam um trinômio que começa a partir da família,para abrir ao mundo:o trabalho e a festa são modos como a família habita o "espaço" social e vive o "tempo" humano. O tema propõe uma reflexão sobre o estilo de vida da familia:o modo de viver as relações(a família) de habitar o mundo(trabalho) e de humanizar o tempo(festa)

*importante que todos os agentes da Pastoral Familiar estude a Catequese preparatória para o VII Encontro Mundial das Famílias, pois este será tbem o tema da Semana da Família em 2012.

terça-feira, 20 de março de 2012

PASTORAL DO COPO D'ÁGUA

UMA REFLEXÃO PARA OS AGENTES DA PASTORAL FAMILIAR


Rebeca foi escolhida ao dar de beber aos camelos do servo de Isaque.(Gn 24,14-24)
A samaritana foi convertida por causa de um gole de água. (Jo 4,7)
Jesus provavelmente tinha sede quando pediu àquela mulher de outro povo, de outra religião e de outros costumes que lhe desse um pouco de água. Ela não negou, mas achou estranho que um homem judeu falasse com ela, que era samaritana. Ele e não ela estava transgredindo um costume. E daí? O mesmo homem que lhe pediu água e conversou longamente com ela, também colheu ( Mt 12,1-8) e curou em dia de sábado( Mt 12, 10-13) e quebrou diversas tradições que não faziam mais sentido, enquanto conservou as que ainda tinham sua razão de ser. Por isso disse que se ela soubesse quem ele era, sedenta como era de afeto, iria pedir da água que ele tinha.
A mulher já tivera cinco homens e estava no seu sexto companheiro. De conversa em conversa ele a convenceu, sem humilhá-la, sem ofender, sem diminuir, sem perder a gentileza. Ela podia ter seus pecados, mas era sincera. Falava a verdade e era boa de conversa. Mostrava franqueza, não mentiu e mostrou que sabia ouvir. Fanática ela não era!. Sabia ver valor nos outros. Por isso, foi possível dialogar.
Fanáticos, mentirosos e manipuladores que nunca sustentam suas promessas e que se acham os donos da situação, tornam difícil qualquer diálogo. Com Herodes Jesus ficou calado. Não havia verdade no rei( Lc 23,8-12). Com Pilatos, falou claro (Lc 23,1-7), com os fariseus teve debates intensos, mas com a samaritana foi amistoso, sincero e franco. Ela o fez por merecer. Abriu-lhe o coração.
A conversa foi longa e boa. Tão boa que ela deixou o cântaro lá no poço.(Jo 4,28) e foi buscar gente para conhecer Jesus. Aquilo, sim é que era conversar! Devia ser uma mulher bonita e com alguma liderança. Afinal, encantara seis homens e ali, no ato, trouxe muita gente até Jesus. É de se supor que tenha mudado de vida. Jesus não fazia o trabalho pela metade. Se alguém o acolhia, ele convertia. Forçar, nunca! Ela mostrou-se receptiva e Jesus a recebeu no Reino..
E pensar que tudo começou com um pouco de água à beira de um poço… A água e a conversa mudaram aquela mulher influente. Jesus diria mais tarde que um copo de água dado em seu nome não ficaria sem recompensa. No caso dela, não ficou!
Aprendamos com Jesus a lidar com pessoas de comportamento diferente do nosso,.e com gente que crê e pensa de maneira diferente da nossa. Ternura, franqueza, diálogo, gentileza! Um bom lembrete aos que desejam participar da pastoral da acolhida e da visitação. Jesus começou pedindo ajuda; só depois ofereceu a dele! Teríamos a mesma humildade ?…
Pe. Zezinho scj

NOITE DE BENÇÃOS!!!



    LAERCIO OLIVEIRA - este homem foi o instrumento que Deus quis usar na noite de ontem para derramar a graça em tantas famílias!!!!
 Conosco, o nosso querido amigo Wagner Eduardo-Waguinho de Andreia, e de Pedro claro!

segunda-feira, 19 de março de 2012

HORA DA FAMÍLIA

Já está disponivel o HORA DA FAMÌLIA 2012.
Temas de reflexão para as famílias,grupos comunidades e escolas.
Com o tema: A FAMÍLIA O TRABALHO E A FESTA que é o tema do VII ENCONTRO MUNDIAL DAS FAMÌLIAS, que se realiza neste ano em Milão de 30 de Maio e 03 de Junho.
È importante que as dioceses e as paróquias promovam reuniões de grupos de famílias, desde crianças até os mais idosos,e que haja momentos de reflexão, celebração e também momentos alegres e festivos que unam famílias, amigos, vizinhos,comunidades inteiras em torno da  espiritualidade da FAMILIA DE NAZARÈ,para que então todos se abram para a vida em família , na dimensão do trabalho e da festa!

SALVE SÃO JOSE!!



 Um dia especial para celebrar o Amor, a sensibilidade e a obediencia a Deus!
Que todos os homens possam se abrir ao exemplo de São José, que no mundo inteiro se levante homens de trabalho e de oração!
As Famílias precisam de testemunho de homens de oração!


Esta é a nova turma de agentes monitores da Pastoral Familiar!
Eles fazem parte do Nucleo de Formação e Espiritualidade da Diocese Itabira Cel Fabriciano que foi implantado no dia ultimo dia 10 de março em João Monlevade.
A implantação foi feita pelos monitores do Nucleo Leste 2 :
Paulo e Ceci - Gov Valadares
Abelino _ Vitória ES
Beto e Valeria _ João Monlevade

NOSSA FAMÍLIA



Esta é a família que o Senhor nos confiou!!!
Em família aprendemos o Amor, a Partilha , o Perdão...
A nossa mesa é lugar de comunhão
A nossa casa é um lugar onde a eucaristia é celebrada diariamente, quando, no amanhecer de um novo dia
renovamos o nosso Amor , a nossa fidelidade a Deus !
È um lugar de erros e acertos, alegrias e tristezas...
A nossa luta diária, é construimos em nós o REINO DE DEUS!